FAQ

Confira as perguntas mais frequentes sobre os produtos e serviços da ATSG.

1 – ISO e Normas de Sistemas de Gestão

A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização fundada em 1946 com sede em Genebra, na Suíça. Seu propósito é desenvolver e promover normas voluntárias aprovadas de forma consensual entre os diversos países do mundo.

São documentos que representam modelos validados globalmente para a gestão de negócios com foco em alguma(s) perspectiva(s) de seu desempenho, como por exemplo Qualidade (ISO 9001), Meio Ambiente (ISO 14001), Saúde e Segurança Ocupacional (ISO 45001), Compliance (ISO 37301), Segurança de Alimentos (ISO 22000) e Segurança da Informação (ISO 27001), para citar alguns.

Muitas pessoas se perguntam – às vezes com surpresa – qual a razão de sua empresa ter decidido buscar uma Certificação segundo alguma Norma ISO. Existe uma crença que esta busca seria sempre devida a uma exigência de mercado, mas nem sempre é assim. Neste vídeo, o Diretor Executivo e CKO – Chief Knowledge Officer da ATSG, explica como a matriz SWOT (ou FOFA) pode ser usada para responder essa questão.
Isso significa que alguns temas precisam ser abordados, em termos de gestão: reprodutibilidade de processos, riscos e padrões (controles). Neste vídeo, o Diretor Executivo e CKO – Chief Knowledge Officer da ATSG trata destas questões.

2 – Certificação de Empresas

Significa que ela desenvolveu e mantém um Sistema de Gestão que atende os requisitos de determinada Norma. Em outras palavras, ela “adaptou” suas práticas de gestão de forma a alinhá-las a determinada Norma, que é um modelo externo.

Não. Cada empresa deve “adaptar” a forma que gerencia sua rotina para assegurar o atendimento aos requisitos de determinada Norma. Não é intenção da ISO padronizar a gestão dos negócios das diversas organizações certificadas ao redor do mundo. 

Existem os chamados “Organismos de Certificação” que são acreditados para que possam oferecer serviços de certificação em determinada Norma ISO de Sistema de Gestão. No Brasil, o organismo acreditador é o INMETRO / CGCRE, em cujo site é possível consultar os organismos de certificação acreditados. Os Organismos de Certificação de Sistemas de Gestão atendem e são auditados segundo a Norma ISO 17021. 

3 – Formação de Auditores Líderes de Sistemas de Gestão

São cursos desenhados de acordo com diretrizes de um fórum internacional denominado IPCA – International Peersonnel Certification Association – para assegurar a comparabilidade destas formações ao redor do mundo. Este é um importante elemento que contribui para que os processos de certificação nos diversos países sejam equivalentes. As diretrizes do IPCA estabelecem o que deve ser coberto em um cursos e como as avaliações dos alunos deve ser realizada.

Os chamados “Lead Assessor” (ou Cursos para Formação de Auditores Líderes de Sistemas de Gestão) são os treinamentos mais tradicionais que conferem um conhecimento aprofundado sobre determinada Norma de Sistema de Gestão e como avaliar a conformidade de uma dada organização a este padrão. É bastante comum – e em alguns casos obrigatório – que os diversos profissionais envolvidos com Sistemas de Gestão, como Consultores, Gestores, Auditores Internos e Externos possuam tal qualificação. 

Sim. Em geral os Organismos de Registro / Certificação de Auditores possuem um processo para avaliar e aprovar previamente os diversos organismos de treinamento que oferecem Cursos para Formação de Auditores Líderes de Sistemas de Gestão. Os Organismos de Registro / Certificação de Auditores atendem e são auditados segundo a Norma ISO 17024.

No Brasil, temos a ABENDI / RAC – Registro de Auditores Certificados, que é acreditada pelo INMETRO / CGCRE. A ATSG é um Organismo de Treinamento Reconhecido pela ABENDI / RAC com um amplo escopo. Há também a PROCERT, que é um acreditador independente de organismos de treinamento. A ATSG é um Organismo de Treinamento Acreditado pela PROCERT, com base nas Normas ISO 21001, ISO 29993 e ISO 29994. Também existe a Global PCS, igualmente acreditada pelo INMETRO / CGCRE que “aceita” os Atestados de Formação emitidos pela ATSG. No exterior, a WCA (Espanha) acredita a ATSG para a oferta dos Cursos para Formação de Auditores Líderes de Sistemas Integrados de Gestão de Compliance e Antissuborno e a Certus Professional Certification (EUA) que aceita os Atestados de Formação emitidos pela ATSG. 

Ser aprovado em um Lead Assessor já é uma bela conquista para sua carreira profissional. Alguns organismos, por exemplo a PROCERT, mantêm o status de Auditor Registrado para todos quer concluem com êxito um Curso para Formação de Auditores Líderes. Já o status de Auditor Certificado é reservado para os profissionais que – além da aprovação no curso – atendem outros requisitos apresentados nas Normas ISO 19011 e ISO 17021 relacionados à escolaridade, experiência profissional (total e na disciplina coberta pela(s) Norma(s) em que se formou) e experiência em auditorias. Para conhecer os requisitos específicos de cada organismo (ABENDI / RAC, PROCERT, Global PCS, WCA e Certus Professional Certification) é recomendado contatá-los diretamente.

4 – Formação de Auditores Líderes de Sistemas de Gestão ATSG

É aquela em que se combinam aulas gravadas (assíncronas) que você pode assistir quantas vezes desejar, com diversas atividades interativas (síncronas). A ATSG estruturou estas formações de maneira modular, otimizando a possibilidade de combinar diferentes Normas em uma única formação e facilitando cursos de formação “complementares” para profissionais já formados que desejam adicionar alguma(s) Norma(s) à sua capacitação original ou adquirir novas competências como aquelas de Gestor, Consultor ou mesmo Tutor. As Trilhas de Formação da ATSG incluem “módulos de competência” e “módulos de avaliação”. Em cada um destes módulos existem avaliações que proveem aos alunos um feedback personalizado que orienta seu progresso na Trilha. 

Sim, após a sua inscrição e pagamento, o seu acesso é liberado em até 2 (duas) horas.

Criaremos um usuário para você e o acesso é feito pela nossa plataforma: atsg.online.

60 dias corridos. Esse prazo pode ser ampliado por mais 30 dias mediante o pagamento da taxa de R$ 100,00.

Dispomos de atendimento via Whatsapp e e-mail para suporte e esclarecimento de dúvidas, além de agendamento online e ao vivo com tutores da ATSG para orientações das disciplinas.

TED ou PIX à vista.

Em até 4x sem juros no cartão de crédito pela ATSG.

A partir da 2ª inscrição pela mesma empresa (mesmo CNPJ), oferecemos desconto de 5% (cinco por cento) e a partir da 4ª inscrição oferecemos 10% (dez por cento). Para quantidades maiores de inscritos, contatar a ATSG.

Ex-alunos contam igualmente com 5% de desconto.

Claro. Se você tiver alguma questão pessoal ou profissional que o impeça de avançar em sua Trilha de Formação momentaneamente, podemos “congelar” a contagem de seu tempo até que sua disponibilidade se restabeleça. Nosso suporte ao aluno está aí para isso. 

A ATSG organiza o seu conteúdo em três grandes grupos, onde as Trilhas de Formação fazem parte dos chamados “ESSENCIAIS”. Neste vídeo apresentamos a Jornada do Aprendizado ATSG. Você vai conhecer o que chamamos de estrutura modular em Y, onde – uma vez que já seja Auditor Líder de alguma(s) Norma(s) – pode complementar sua formação com facilidade para adquirir conhecimento sobre outra(s) Norma(s) ou novas competências, como Gestor ou Implementador.

Sim ! E são nada menos que DOIS !

1. Treinamento de Fundamentos, “Normalizando: a Gestão Sistêmica com base em Normas Internacionais”, que possui algumas turmas no ano, sempre online e ao vivo, cujo conteúdo é atualizado a cada edição, com o que há de mais moderno sobre Sistemas de Gestão. São 5 aulas com aproximadamente 1,5 hora de duração, cada.

Para sinalizar seu interesse na próxima turma, clique no seguinte link:

www.atsg.news/normalizando

2. Treinamento para reciclagem de Auditores de Sistemas de Gestão, “Pílulas de Auditoria”.

Você vai reforçar / relembrar alguns importantes conceitos e princípios sobre Auditorias de Sistemas de Gestão, de maneira alinhada às Boas Práticas de Auditoria e à ISO 19011.

São 14 pílulas gravadas (aproximadamente 50 minutos, no total) e que você pode acessar gratuitamente, se inscrevendo neste link:

www.atsg.news/pilulas

SIM. Você tem disponível aqui no site uma aba “blog” onde encontra diversos artigos que podem ser usados inclusive para discussões em grupo.

Além disso, o Canal da ATSG no YouTube possui diversos vídeos organizados em Playlists que podem ser muito úteis, tanto para você, seus amigos e seus colegas de trabalho.

Digite www.youtube.com/@atsgbrasil?sub_confirmation=1 e se inscreva no nosso Canal.

Algumas Playlists para você começar sua maratona são:

a) “Mais vistos shorts com Dr. Standard” – https://atsg.news/topshorts

b) “Introdução aos Sistemas de Gestão ISO” – https://atsg.news/intro

c) “Desenvolvimento de Carreira” – https://atsg.news/carreira

d) “Tratamento de Não Conformidades” – https://atsg.news/nc

e) “Norma da Vez” cada episódio com um resumo sobre uma Norma – https://youtube.com/playlist?list=PLwPQ-IOahMKYzpBY56pjKMGhFCG8gdW-j

f) “Lives Papo com a Norma” cada episódio com uma apresentação sobre uma Norma – https://youtube.com/playlist?list=PLwPQ-IOahMKY-q_j7d0HLXeGq8K1f0d6C

Se tiver sugestões ou queira indicar algum tema que ainda não abordamos, faça contato por nossas redes sociais. Será um prazer considera-los em nossa pauta.

5 – O que são Auditores de Sistemas de Gestão ?

O conjunto de competências, as responsabilidades e a relevância dos Auditores vem crescendo significativamente nos últimos anos. Neste vídeo você terá contato com questões chave sobre a importância dos Auditores para o sucesso de um negócio.

A origem do termo “auditor” é o latim e significa ouvir, escutar. Para poder ouvir, escutar, o auditor deve ser um excelente perguntador. A habilidade de “perguntar” tem sido pouco aplicada pelas pessoas em uma organização. Daí o papel estratégico dos auditores, sejam internos ou externos. Neste vídeo, são apresentadas 8 características que aproximam o auditor dos processo de mudança, de transformação.
Neste vídeo, são apresentados alguns elementos e estudos que nos permitem concluir se a “função” auditoria permanecerá necessária e relevante para as organizações, no futuro.

Não achou o que procurava?

Fale conosco clicando no botão abaixo.

Adicione os cursos de forma avulsa

Get all latest news, exclusive deals and academy updates.