Saiba mais e descubra sobre os riscos das inferências com uma situação bem humorada
Segundo o dicionário a palavra Inferência significa: “Raciocínio concluído ou desenvolvido a partir de indícios, pistas, sinais e vestígios. Um processo intelectual segundo o qual é possível chegar a uma conclusão a partir de premissas, proposições e pressupostos”.
Mas, quando tratamos de Auditoria, o Auditor não deve JAMAIS fazer inferências. Ele deve basear-se exclusivamente em fatos e dados, em evidências.
Para ilustrar os riscos que as inferências podem trazer para os Auditores, confira essa pequena série com 5 publicidades veiculadas pela Ameriquest Mortgage Company
No primeiro comercial, um homem chega em sua casa pronto para preparar um jantar romântico para a sua esposa. Ele começa a preparar a comida, põe mesa, mas assim que a sua esposa chega em casa, encontra uma cena com diversas interpretações.
Na sequência, um pai está levando sua filha e algumas amigas para um show eles param em uma loja de conveniência. Enquanto as amigas entram na loja, o pai chama a filha para entregar dinheiro, mas a polícia tem uma percepção diferente do que está acontecendo.
No próximo comercial, um homem está em um hospital, deitado, quando dois médicos analisam o caso dele, e enquanto eles conversam uma mosca está voando. Um dos médicos decide pegar o desfibrilador cardíaco e matar a mosca, mas quando a esposa e a filha do homem que está internado chegam, a situação lhes parece bem outra, à primeira vista.
Agora, na quarta peça, uma passageira está sentada na janela em um vôo, quer se levantar para ir ao banheiro, mas os dois homens ao seu lado estão dormindo. Ela decide levantar, a sua blusa fica presa e ainda ocorre uma turbulência que faz com que ela caia em cima de um dos homens e aparentemente está em uma situação comprometedora.
No último comercial, um homem está no parque com o seu cachorro, sentado em um banco e tirando de um pacote algo para comer. O cachorro avista um outro cachorro de longe e faz com que o homem derrube a comida, marrom, no chão. De longe, uma criança junto com a sua avó avistam o cachorro e o homem. Ele pega o alimento que caiu no chão, limpa e come, mas para a criança e a avó que viram de longe, aquilo não parece algo comestível.
Para saber mais sobre inferências e porque você deve evitá-las, confira esse outro post do nosso blog: https://atsg.com.br/a-necessidade-permanente-de-se-evitar-as-inferencias/