Como impulsionar a gestão de pessoas com normas ISO

Como impulsionar a gestão de pessoas com normas ISO

Nos últimos anos, impulsionar a gestão de pessoas tem se tornado indispensável. Afinal, o ambiente dos negócios tem passado por transformações significativas, motivadas por avanços tecnológicos, mudanças nas dinâmicas de mercado e no próprio relacionamento entre as pessoas e as organizações.

É preciso entender que a governança dos negócios é feita por pessoas. Quem estabelece e observa – ou não – padrões são pessoas. Clientes são representados por pessoas, assim como os fornecedores e as demais Partes Interessadas.

Compreender a natureza humana e desenvolver ambientes de trabalho onde as pessoas possam dedicar o seu pleno potencial ao sucesso de uma organização é um grande e imprescindível desafio. Assim, é preciso impulsionar a gestão de pessoas!

Esse aspecto da gestão vai muito além da administração de recursos humanos. Ela abrange estratégias para atrair, desenvolver, motivar e reter talentos cada vez mais qualificados.

Em um contexto de mudanças nas relações entre as pessoas e as organizações, são necessárias novas abordagens, mais flexíveis e inclusivas, mais diversas e onde lideranças saibam lidar com a complexidade deste novo cenário.

Os Sistemas de Gestão, por outro lado, buscam contribuir para que as organizações possuam abordagens sistêmicas e sistemáticas para entender e atender as necessidades e expectativas de suas Partes Interessadas, incluindo, naturalmente, as pessoas!

Não sem razão, diversos temas relacionados às Pessoas no ambiente de trabalho se tornaram objeto de Normas Internacionais que – por si só – já representam um belo benchmarking global.

Neste artigo, selecionamos 7 importantes temas relacionados à gestão de pessoas e os relacionamos com Normas ISO. A melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão de qualquer organização pode passar pelo entendimento e aprofundamento destes temas e, assim, torna-se mais claro como impulsionar a gestão de pessoas!.

#1 – Competências

A busca da excelência não é apenas uma aspiração, mas uma necessidade de qualquer organização, pois as competências dos colaboradores desempenham um papel crucial no desempenho organizacional.

Nesse contexto, a segunda edição da ISO 10015, publicada em 2019, destaca-se como uma valiosa ferramenta para impulsionar a gestão de pessoas no que tange à competências

A ISO 10015 fornece diretrizes específicas para o desenvolvimento e a gestão de competências, apresentando um roteiro claro para as organizações otimizarem o potencial de sua equipe. Ela abrange desde a identificação das competências essenciais até a implementação de estratégias eficazes de treinamento e desenvolvimento.

O foco aqui é assegurar uma abordagem sistemática para melhorar as competências, promovendo não apenas a eficiência operacional, mas também a satisfação do cliente. Isso sem esquecer o necessário e contínuo aprimoramento das habilidades dos colaboradores.

Conhecer, então, e aplicar a ISO 10015 pode contribuir fortemente para que as organizações enfrentem os desafios do mercado e mantenham um ambiente de trabalho preparado para o sucesso a longo prazo. 

#2 – Engajamento

Em um ambiente de negócios em constante e permanente mudança, o engajamento dos colaboradores é uma peça-chave para o sucesso de qualquer organização. A Norma ISO 10018 em sua segunda edição, publicada em 2020, surge como um guia essencial para impulsionar o engajamento das pessoas.

A Norma apresenta diretrizes claras e abrangentes para a gestão do engajamento, destacando a importância de uma abordagem estratégica e personalizada. Ela reconhece que o engajamento vai além de programas pontuais, sendo uma jornada contínua de conexão entre colaboradores e organização.

Portanto, desenvolver ambientes de trabalho onde os colaboradores se sintam valorizados e motivados é mais do que vital. Para isso, liderança efetiva, comunicação transparente e reconhecimentos adequados são pré-requisitos. É preciso ressaltar, então, que é inviável impulsionar a gestão de pessoas sem trabalhar o engajamento.

#3 – Cultura

A cultura organizacional é a espinha dorsal de qualquer organização, influenciando e muitas vezes definindo comportamentos e atitudes. A Norma ISO 10010, publicada originalmente em 2022, é um importante instrumento para alinhar e fortalecer a cultura dentro das organizações.

A Norma sugere que as organizações busquem – antes de mais nada – definir o que seriam os traços desejados de sua cultura, para somente então determinar a cultura atual e estabelecer um plano de ação em direção à desejada.

De fato, a cultura não é apenas um conceito, mas um conjunto de valores, crenças, ética e história que estão incorporadas no DNA de qualquer organização.

Cultura, aliás, é um dos “componentes” dos padrões de uma organização. Em diversas situações a maneira pela qual uma pessoa vai agir / responder a um dado estímulo é fortemente influenciada pelos traços culturais presentes em qualquer organização.

#4 – Diversidade e Inclusão

Promover a equidade e a representatividade, reconhecendo que a diversidade não é apenas uma métrica, mas uma força impulsionadora do sucesso organizacional, imprescindível em qualquer negócio.

A Norma ISO 30415 foi publicada originalmente no ano de 2021 e contribui para que as organizações se comprometam a criar culturas inclusivas que valorizem a singularidade de cada indivíduo. Essa Norma destaca a importância da liderança engajada, políticas de recrutamento equitativas e práticas que promovam um ambiente livre de discriminação.

Com a complexidade atual dos processos, quanto mais diversos forem os pontos de vista, mais robusto será o processo de tomada de decisão e assim é possível impulsionar a gestão de pessoas e o desempenho da organização. A máxima de que “a unidade de pensamento é um dos atalhos mais curtos para decisões equivocadas” permanece presente e válida. 

 #5 – Riscos Psicossociais

Num contexto em que a saúde no local de trabalho – de maneira ampla – é um imperativo, a Norma ISO 45003 – publicada originalmente em 2021 – é de grande utilidade para as organizações que buscam não apenas cumprir padrões de saúde e segurança, mas também criar ambientes de trabalho que promovam o bem-estar das pessoas de maneira sustentável.

Os riscos psicossociais tornaram-se, então, uma preocupação crescente nas organizações contemporâneas, portanto, identificar, avaliar e abordar os fatores que possam impactar negativamente o bem-estar dos colaboradores é chave para o sucesso dos negócios. 

A Norma ISO 45003 vai impulsionar a gestão de pessoas, indo além de simplesmente sugerir determinados riscos psicossociais, ela fornece um quadro estruturado para identificar, avaliar e mitigar (eliminar) esses riscos

#6 – Gestão do Conhecimento

Promover a colaboração, a captura eficaz e o compartilhamento / disseminação do conhecimento é essencial. Fazer isso de maneira estruturada pode se tornar um grande diferencial competitivo de qualquer organização.

A Norma ISO 30401 teve sua 1ª edição publicada em 2018 e é um belo guia para as organizações que reconhecem o valor estratégico do conhecimento. De fato, as organizações devem reconhecer que o conhecimento é um ativo essencial para a inovação. Logo, identificar, compartilhar e preservar conhecimento, promovendo um ambiente de contínuo aprendizado é chave para o sucesso de qualquer negócio.

Num mundo onde a agilidade e a capacidade de aprendizado são cruciais, abordar o tema gestão do conhecimento de maneira sistêmica e sistemática é um grande catalisador não só para impulsionar a gestão de pessoas, mas para o sucesso organizacional a longo prazo.

Bônus – Bem-Estar e Felicidade Organizacional

Desenvolver condições propícias para o bem-estar e felicidade, reconhecendo que colaboradores satisfeitos são mais engajados e produtivos é mais do que necessário nos dias de hoje para as organizações que buscam alcançar, não apenas o sucesso econômico, mas também o bem-estar duradouro de seus colaboradores, numa perspectiva de médio e longo prazo.

Apesar de não ser da família ISO, a Norma Portuguesa NP 4590 – que foi publicada em 2023 – observa a estrutura de alto nível do Anexo SL e é totalmente compatível e integrável com outras Normas populares, como a ISO 9001 e ISO 14001, além de ser um importante guia para as organizações que reconhecem a importância do equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Essa Norma apresenta requisitos (é uma Norma “certificável”) para a promoção de ambientes saudáveis, onde o bem-estar dos colaboradores é uma prioridade. Assim, vale a pena acrescentá-la ao seu arsenal de ferramentas para  impulsionar a gestão de pessoas e reter talentos!

Importância das Normas ISO para impulsionar a gestão de pessoas

Em resumo, o estudo e a aplicação de Normas voltadas à gestão de pessoas é essencial para os profissionais de recursos humanos, líderes de todos os níveis e auditores enfrentarem os desafios dinâmicos do mundo do trabalho atual e garantirem o sucesso sustentável das organizações!

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