Se existe algo que pode abalar a reputação de uma Organização é o questionamento da sua integridade.
Os membros da ISO perceberam a necessidade de se desenvolver Normas específicas que pudessem contribuir com a governança, o compliance e a ética nas Organizações.
Por isso, em 2016, a ISO publicou a Norma 37001, sendo essa a primeira Norma internacional de Sistema de Gestão Antissuborno.
Quer saber mais sobre essa Norma, continue lendo!
A ISO 37001
A Norma ISO 37001 fornece requisitos e orientações para as Organizações poderem estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente um Sistema de Gestão Antissuborno.
Ela não é restrita às empresas privadas, ela também abrange as empresas públicas e as Organizações sem fins lucrativos.
Além disso, a Norma institui o combate ao suborno praticado tanto contra uma Organização e seus funcionários, como em favor deles. Também pode ser aplicada para combater os subornos dados e recebidos por terceiros, ligados direta ou indiretamente à Organização.
Um ponto de destaque é a abrangência da própria definição que a Norma traz para suborno, cobrindo todo e qualquer benefício indevido. Em geral, entender essa amplitude “abre a mente”.
A Série “Monarca”
A série da Netflix, “Monarca”, de Diego Gutiérrez, conta a história de Ana Maria que depois de alguns anos longe dos negócios da sua família, volta ao México, mas encontra um mundo repleto de segredos sombrios e corrupção no império de sua família.
Na cena abaixo, retirada de um dos primeiros episódios da série, vemos a assunção da filha do falecido fundador do conglomerado empresarial, em seu primeiro pronunciamento à Diretoria e demais herdeiros (sua mãe e seus dois irmãos).
Uma cena inspiradora para aqueles que precisam mostrar a importância da integridade, transparência e ética nos negócios.Para mais conteúdos como esse, confira os outros posts do nosso blog: https://atsg.com.br/blog